Portuguese News

Revolution acaba primeiro estágio invicto

Preseason 2017 - Casa Grande, Arizona - Day 8 - Match - New York Red Bulls - Kei Kamara 1 - Goal

Para fazer face ao campeonato da MLS de 2017, o New England Revolution iniciou as suas atividades de pré-temporada na segunda-feira, 23 de Janeiro, no Gillette Stadium.


A primeira fase consistiu dos habituais exames físicos e de treinos de preparação física, seguindo-se a primeira deslocação a Casa Grande e Tucson, no Arizona, entre 27 de Janeiro e 7 de Fevereiro.


A presença no Arizona incluiu vários jogos de preparação que permitiram à equipa técnica não apenas incorporar os reforços, com ainda avaliar alguns dos vários jogadores que estão à experiência.


Entre os jogadores que seguiram viagem, estiveram alguns que não estão sob contrato.


Neste grupo estiveram vários que estão à experiência mas já que jogaram a nível profissional, designadamente: Emmanuel Appiah, que representou o Sporting Kansas City; o avançado Tristan Bowen, que vem da Suécia; Otis Earle, um defesa Inglês que esteve no FC Dallas; Jeremie Sabaly, defesa que representou o Servette FC da Suiça, e Tyler Turner, outro defesa que esteve com o Orlando City.


Foram também os três jogadores escolhidos no MLS SuperDraft – o defesa Joshua Smith, o avançado Brian Wright e o médio Napo Matsoso.


E Jay Heaps levou ainda dois jogadores da academia do Revolution, os médios Leandro Alves, de Pawtucket, RI, e Daniel Rovira, de Lynn, Mass.


Reforços seguiram viagem

Foi importante para a equipa já ter levado consigo os primeiros reforços sonantes para a nova temporada, os centrais Antonio Mlinar Delamea, internacional pela Eslovénia, e Benjamin Angoua, internacional da Costa do Marfim.


Delamea já mostrou serviço. Angoua não pode jogar por estar lesionado, mas mesmo assim seguiu viagem para se integrar no grupo.


“É crucial”, disse o treinador Jay Heaps quando comentou a presença de Delamea e o fato de ele não falhar nenhuma parte da pré-temporada. “Penso que sempre que fizemos isso no passado, sempre que trouxemos jogadores para a pré-temporada, consideramos que eles se adaptaram um pouco mais rapidamente do que quando chegam no verão, especialmente um jogador como o Toni, que vem de uma cultura diferente, atravessou alguns fusos horários. Por isso é importante que eles cheguem e se adaptem. O Toni fala inglês, o que é bom – sempre ajuda. Ao mesmo tempo, ele vai entrar no balneário, estar com os colegas. Um dia duplo hoje [quarta-feira], duas boas horas entre a presença no balneário, no refeitório, começar a conhecer as pessoas.”


E o certo é que o estágio decorreu da melhor forma pois, para além da observação dos jogadores, há a acrescentar o fato de não ter sofrido nenhuma derrota, e ainda a possibilidade de experimentar vários sistemas táticos.


Recorde-se que na última temporada, na ponta final, Jay Heaps abandonou o seu sistema habitual e optou por jogar em 4-4-2 em losango. A mudança trouxe resultados muitos positivos.


“Eu diria que a formação (4-4-2) vai ser muito prevalente no que fazemos, mas temos outras ideias em mente, também,” revelou Heaps. “O 4-4-2 será certamente uma opção. Penso que o 4-3-3 também é algo que nós iremos utilizar, e o 4-2-3-1 por vezes, e uma ou duas outras formações iniciais durante o percurso.”


“Tivemos uma formação com a qual estávamos muito confortáveis no início da temporada [passada], mas por alguma razão, tornou-se previsível,” acrescentou o médio Lee Nguyen, o jogador mais tecnicamente evoluído da equipa, em declarações prestadas ao site do clube. “Quando nós mudámos para o 4-4-2, ficámos muito mais dinâmicos no nosso ataque e um pouco mais fortes na posse de bola.”


“Penso que à entrada na temporada, se conseguirmos jogar com várias formações, vamos manter os adversários a tentar adivinhar. Com os jogadores que temos, podemos jogar em qualquer número de formações.”


Estreia com empate, 1-1, frente ao Minnesota United

É óbvio que nesta fase da época, os resultados pouco importam pois o que mais interessa é observar jogadores, como foi o caso de Antonio Mlinar Delamea, que se estrou pelos Revs neste jogo.


“Eu penso que ele [Delamea] foi excelente”, disse Heaps. “Pareceu-me que ele jogou simples, penso que comunicou bem e cada oportunidade que ele teve que defender, fez um excelente trabalho.”


Por sua vez, Benjamin Angoua esteve ausente devido à lesão que sofreu em França. A sua ausência verificou-se porque a equipa quer “ter certeza de que ele [Angoua] está totalmente recuperado”, disse Heaps.


“Estamos a mostrar-lhe como jogamos e a maneira como queremos defender, por isso eu acho que ele está a enquadrar-se,” acrescentou Heaps. “Conhecer os colegas, penso que também é muito importante. Conhecer toda a gente no balneário para que não sinta que precisa de entrar no campo a 100 milhas por hora; ele pode entrar lentamente nesse processo.”


Kei Kamara foi o autor do golo, aos 78 minutos, a passe de Donnie Smith.


“A primeira fase neste momento é certificarmo-nos que estamos sólidos defensivamente,” revelou Heaps. “Queremos limitar as oportunidades de golo (do adversário) e ter a certeza que pressionamos, mas quando não o podemos fazer, estamos bem organizados, sólidos defensivamente.”


Vitória sobre o New York Red Bulls, 2-0

Kei Kamara continuou a sua veia goleadora no segundo jogo, com o outro golo a pertencer ao calouro Brian Wright na vitória sobre o New York Red Bulls, 2-0.


“Tivemos boas atuações nas duas partes”, disse Heaps. “Algumas coisas estiveram melhor no primeiro tempo, algumas coisas saíram melhor na segunda parte. Mas em termos gerais, estou muito satisfeito com o desempenho individual.”


“Penso que eles juntaram o que estávamos a pedir que fizessem defensivamente. Uns lapsos aqui e ali, mas em geral, um bom desempenho.”


Neste jogou Jay Heaps aproveitou para utilizar um quarteto defensivo com apenas jogadores que estão à prova, e mesmo assim a equipa não sofreu golos.


“Não sofrer golos significa que estamos a fazer algo de bom,” disse o goleador Kei Kamara, antes de acrescentar que “não importa se é um jogo amigável ou não, é preciso ganhar. Não se ganham jogos sem golos, por isso estou feliz por estar no final desses cruzamentos.”


Vitória no jogo-treino com o NK Istra da Croácia

Inicialmente não estava no programa, mas aproveitando o fato da formação Croata do NK Istra estar na área, Jay Heaps concordou com a realização de um jogo treino, pois isso permitiu experimentar um tipo de futebol totalmente diferente. Com a duração de apenas 60 minutos, o jogou treino mostrou pormenores interessantes e terminou com mais uma vitória, por 1-0.


Tristan Bowen, jogador que está à experiência, a passe de Brian Wright, foi o autor do golo.


“Foi muito importante para nós conseguir mais uma imagem sobre alguns jogadores que estão perto de integrar o nosso plantel, e jogadores que estão a lutar por minutos na primeira equipa”, disse Heaps.


Sobre os jogadores que estão à experiência, Heaps indicou que continua tudo em aberto.


“Mostrar boa colocação no terreno é algo que procuramos”, explicou Heaps. “Serão eles adaptáveis? Vão conseguir aprender com o que temos tentado fazer nas sessões de treino? Conseguem aprender? Será que sabem lutar em jogos difíceis, competitivos, e poderão fazer as duas coisas e ainda deixar sair o seu futebol?


“Foi importante para mim poder ver os jogadores e para a equipa fazer exatamente o que pedimos em termos da forma defensiva, e realmente criar momentos para si próprios para terem uma oportunidade para conseguirem lugar na equipa ou na equipa titular”.


Mais uma vitória, 2-1, sobre o Sporting KC no fecho do estágio

Na despedida novo triunfo, desta feita por 2-1, sobre o Sporting Kansas City, com golos de Kei Kamara e Joshua Smith.


“Hoje tivemos momentos assim-assim e em certas alturas estivemos um pouco mais acertados”, disse Heaps. “Mas ainda estamos a lidar com muitas pernas pesadas, porque temos apertado com eles. Não é como se estivéssemos a tirar tempo de folga depois de cada jogo; nós estamos realmente a apertar com eles.”


“Foi um bom final para o estágio e para termos a certeza de que temos conseguido algo. Agora é uma questão de confirmar que reiniciamos, regressamos e nos certificamos de que estamos prontos para avançar para a próxima viagem para Tucson.”


O plantel também foi reforçado neste jogo, pois já contou com a participação do avançado Juan Agudelo e do defesa Je-Vaughn Watson, que estiveram ausentes durante os primeiros dias por terem participado em estágios das suas seleções, respetivamente os EUA e a Jamaica.


“É bom eles estarem de volta porque estão bem fisicamente, mas estiveram com outro grupo,” disse Heaps em declarações prestadas à imprensa depois do jogo. “Queremos reintegrá-los com o nosso grupo, assegurando a química certa antes do início da temporada regular dentro de algumas semanas”.


A equipa regressou a Foxboro no dia seguinte, mas foi estadia de curta dura porque na segunda-feira tornou a arrancar para Arizona, para o último estágio de pré-temporada.